domingo, 15 de novembro de 2009

Google Wave - poderá ajudar nas orientações?

Em http://wave.google.com/help/wave/about.html clique em: "I want google wave" (lado esquerdo.
Depois tem que aguardar a resposta do sistema!

sábado, 14 de novembro de 2009

MoMuP: um modelo para melhorar a flexibilidade cognitiva online

O Modelo Múltiplas Perspectivas (MoMuP) resulta de investigação realizada na Universidade do Minho.

Este modelo, baseado na teoria da flexibilidade cognitiva, promove o estudo independente, levando o aluno a adquirir um conhecimento profundo e detalhado sobre o assunto que está analisado (desconstruído). Mas esta é uma parte do modelo, a outra realiza-se através da reflexão que o aluno tem que fazer sobre o que esteve a estudar.

Este modelo tem vantagem em ser implementado online para o aluno estudar quando puder, devendo ser acompanhado por sessões de chat para possíveis dúvidas dos alunos (e para fomentar a socialização e apoio aos alunos, sobretudo em cursos totalmente online). Uma componente crucial é a reflexão - questões no fórum - para os alunos responderem depois de reflectirem sobre os casos analisados.

Este modelo não pode ser aplicado numa fase inicial de uma disciplina, enquantoos alunos ainda se apropriam de termos. Ele aplica-se na fase seguinte, em que os alunos estudam casos, situações reais ou verosímeis.

Não quer saber mais?
Não quer testar com os seus alunos?

Ter vários destes casos, objectos de aprendizagem, permite-lhe criar módulos com combinações variadas e para diferentes cursos. Reutilização de recursos!

Dá trabalho a primeira vez que se faz ...depois é só rentabilizar! Que tal experimentar?

terça-feira, 3 de novembro de 2009

The EDEN Porto Open Classroom Communication

Decorreu nos dia 15 a 17 de Outubro a 7th EDEN Open Classroom Conference e foi redigida uma Mensagem oficial , a qual inclui um conjunto de recomendações sobre a introdução da inovação no sistema escolar europeu, dirigida tanto à Comissão Europeia como aos ministérios da Educação dos diefrentes estados-membro da União Europeia.

"The Literacies in a lifelong learning perspective, from their starting definition (see the three Rs, Reading, Writing and Arithmetics) that corresponded to the Industrial Society’ s massively comprehensive
education model, to what today and for the coming years seems to prevail as the widely
accepted necessary set (and level) of Competencies in the worlds of the individuals’ “life” (personal and cultural development, citizenship, etc.) and her/his “work”
(specific knowledge and skills). ...."
In The EDEN Porto Open Classroom Communication: Creativity and Innovation in School Education