terça-feira, 21 de abril de 2009

YMYI: You Move You Interact



YMYI: You Move You Interact
É o nome que os autores João Martinho Moura e Jorge Sousa deram ao artefacto que criaram, no Mestrado em Tecnologia e Arte Digital da Universidade do Minho.

Trata-se de uma instalação interactiva onde se pretende criar um diálogo corporal com um sistema artificial, do qual resulta uma performance sincronizada entre um corpo real e um objecto virtual.

No artefacto YMYI estão presentes um conjunto de tecnologias inovadoras na área da computação gráfica, interacção homem/máquina, inteligência artificial, computação áudio/visual generativa, computação estética, captação e percepção de imagem, que proporcionam uma experiência imersiva única a quem experiencia o artefacto. Vídeos do funcionamento do artefacto podem ser visualizados no site oficial YMYI.

O trabalho tem tido projecç~sao nacional e internacional, destacando-se ter sido seleccionado na “curated selection” do projecto processing.org, do MIT Media Lab, nos EUA.

Vai ser apresentado no Festival OFFF, International Festival For The Post-Digital Culture nos dias 7,8 e 9 de Maio, em Oeiras.

Vencedor do Tropfest 2008: Mankind is no island

O Tropfest iniciou-se há 17 anos em Sidney e é conseiderado o maior festival de curta metragem.
Este ano, em New York, o vencedor foi Jason van Genderen com o filme "Mankind is no island". Tem a duração de 3'30'' e foi todo filmado num telemóvel, sendo o orçamento de 40 dólares!